Jung Chang

Título: Cisnes Selvagens – Três Filhas da China L680
Autor: Jung Chang
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Número de Páginas: 648
Nosso desconhecimento da China é tão vasto quanto as dimensões desse país, onde vive nada menos que um quarto da humanidade. Neste livro, Jung Chang resgata a saga de sua família, que reflete as turbulências da história chinesa recente. O relato retrocede ao início do século XX, quando sua avó é oferecida como concubina a um poderoso militar. Depois acompanha a história da mãe da autora, que viveu a ocupação japonesa na Manchúria, o governo do Kuomintang, a queda de Chang Kai-chek, a guerra civil e a vitória de Mao. Verdadeiro épico, Cisnes selvagens comoveu milhões de leitores no mundo todo.



Título: Mao - A História Desconhecida L487
Autor:
Chang, Jung; Halliday, Jon
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 960
Mao: a História Desconhecida é a mais sólida biografia de Mao Tse-tung, fruto de uma década de pesquisa em arquivos do mundo todo e centenas de entrevistas com amigos e colaboradores de Mao - boa parte dos quais nunca havia se pronunciado -, além de personalidades e pessoas que tiveram contato significativo com o líder chinês. Escrito por Jung Chang (autora do best-seller Cisnes selvagens) e seu marido, Jon Halliday, este é um livro cheio de revelações que demolem muitos dos mitos que se assentaram sobre Mao e a história da China moderna.
O livro ataca o heroísmo da Longa Marcha, discorre sobre a ajuda financeira e militar da União Soviética de Stálin para a criação e o fortalecimento do Partido Comunista chinês, e desqualifica os relatos de que os rebeldes comunistas teriam enfrentado os japoneses na Segunda Guerra Mundial. Os autores mostram como Mao concentrou-se em expandir seu domínio durante quase três décadas, ainda que isso resultasse no sofrimento e na morte de dezenas de milhões de cidadãos, na perseguição de inimigos e companheiros de luta e na exploração de milhares de trabalhadores rurais para transformar a China numa grande exportadora de alimentos e numa potência militar nuclear. Para se perpetuar no poder, instituiu um clima de denúncias, perseguições e terror. Na intimidade, ele é descrito como um pai omisso, marido infiel e amigo pouco confiável. "Dizem que temos uma responsabilidade diante da história. Não acredito nisso. Estou preocupado apenas em desenvolver a mim mesmo", teria escrito o jovem Mao, aos 24 anos, em nota descoberta durante a pesquisa.
Um dos lançamentos mais esperados no mundo todo, o livro causou grande impacto quando foi lançado no Reino Unido, em 2005, por esmiuçar sem piedade a vida do líder chinês. "Ninguém explicou Mao como nós", disse Jung Chang ao jornal britânico The Guardian. "Acho que este livro vai chacoalhar o mundo e ajudar a construir uma nova China."





Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)