Kiran Desai

Título: O Legado da Perda L550
Autor: Kiran Desai

Editora: Objetiva

Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 416

Numa casa isolada, no sopé do monte Kanchenjunga, no Himalaia, vive um juiz amargo e taciturno que pretende fugir de um mundo que só lhe trouxe desilusões. Mas os acontecimentos ao seu redor sempre o impedem de desfrutar da tão esperada paz. Sua neta, a órfã Sai, aparece para morar em sua casa. Entrando na adolescência, ela logo se apaixona pelo professor particular de matemática, um nepalês de origem duvidosa. Seu fiel cozinheiro é outra fonte de confusões. Em vez de se concentrar no emprego, tem os pensamentos voltados para o filho, Biju, que tenta a sorte nos Estados Unidos, trabalhando ilegalmente em obscuros restaurantes de Nova York.
Como se isso não bastasse, a região está prestes a ser sacudida por uma revolta indo-nepalesa, que trará de vez o caos à vida de seus moradores. O juiz tem de revisitar o passado, sua própria jornada até ali e seu papel nas histórias que se entrelaçam. No romance vencedor do Man Booker Prize 2006, Kiran Desai conta uma história sobre o impacto da globalização em uma pequena cidade indiana. Numa visão generosa, às vezes engraçada, às vezes triste, a autora apresenta os dilemas humanos enfrentados por uma variedade de personagens, e esclarece as conseqüências do colonialismo e dos conflitos globais da religião, da raça e do nacionalismo. "Kiran Desai explora, com intimidade e propriedade, praticamente todos os dramas da contemporaneidade internacional: globalização, multiculturalismo, desigualdade econômica, fundamentalismo e violência terrorista. Apesar de ambientado em meados dos anos 80, é atual como o melhor tipo de romance pós-11 de setembro", escreveu o jornal The New York Times. O romance, que levou oito anos para ser escrito, tem relação com a experiência da própria autora, que deixou a Índia muito cedo e até hoje vive longe do seu país natal. As emoções decorrentes desse distanciamento forçado ou voluntário são temas recorrentes na história de O Legado da Perda.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)