Heather Gudenkauf - O Peso do Silêncio



Título: O Peso do Silêncio L1188
Autor: Heather Gudenkauf
Editora: Harlequin
Ano Edição: 2010
Edição: 1
Qtde. Páginas: 352



Quando a luz tremulante da aurora incendeia o ar úmido de Iowa, duas famílias acordam e percebem que suas filhas pequenas sumiram durante a noite. Aos 7 anos, Calli Clark é gentil, doce, sonhadora... e perdeu a fala após presenciar uma tragédia em sua família. Sua mãe, Antônia, tentou ser a melhor possível, apesar de viver um casamento falido com Griff, marido alcoólatra e pai de seus dois filhos, Calli e Ben. Agora, ela teme que a opção de ter se casado com ele e não com Louis tenha custado mais que a fala da filha.

Petra Gregory, a melhor amiga de Calli, é sua alma gêmea e sua voz. Ambas têm a mesma idade e estudam juntas. Petra é uma criança saudável, cujos pais, Martin e Fielda, superaram muitos obstáculos para concebê-la. Ao constatarem que Petra sumira de seu quarto sem deixar pistas, se veem no limiar da impotência para enfrentarem mais esse desafio.


Desesperados para encontrar as meninas, Antonia, Ben, Martin, e o assistente de xerife Louis são forçados a retornar a história de suas vidas para entender de que modo o passado influenciou o presente. Afinal, todos sabem que a resposta está oculta no silêncio profundo dos segredos de família.



Qual será o peso do silêncio?

Me fiz essa pergunta quando peguei esse livro nas mãos pela primeira vez.

A escritora Heather Gudenkauf me mostrou de maneira firme e dura qual é esse peso que o silêncio tem.

Não trata só de um silêncio de uma criança que para de falar aos quatro anos de idade, mas do silêncio de sua mãe, pai, irmão.

Silêncio das pessoas ao se negarem em abrir seus corações e suas mentes para encarar a vida de frente, enfrentando problemas e buscando soluções. Encarar as dificuldades e ver o quanto todos são responsáveis pelos acontecimentos que mobilizem uma pequena cidade do interior do Estados Unidos.

Uma história diferente que é contada pelos personagens.

Queria saber o que iria acontecer apesar do medo de virar a página e encarar o próximo capítulo.

Um livro para ser "devorado", pois uma vez começado não consegui deixá-lo antes do final.

Uma história contada de maneira diferente sobre problemas tão bem conhecidos por todos nós, mas que apesar de tudo ainda nos afeta e surpreende bastante.

Um comentário:

Anônimo disse...

O livro tem uma trama policial onde o aspecto psicológico dos personagens é mais importante do que o próprio caso policial em si. Não à toa, a história é contada, a cada capítulo, por pontos de vistas diferentes. São seis personagens que dão vida a narrativa, revelando, sob os mesmos acontecimentos, aspectos, sentimentos e desejos completamente diferentes.

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)