David Wroblewski - A História de Edgar Sawtelle





Título: A História de Edgar Sawtelle L1031
Autor: David Wroblewski
Editora: Intrínseca
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 528



A História de Edgar Sawtelle
Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino.
Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa. David Wroblewski é um mestre da narrativa, um contador de histórias que arquiteta cenas e desenlaces arrebatadores. Construído com uma brilhante exploração dos limites da linguagem e com reviravoltas surpreendentes, A História de Edgar Sawtelle, primeiro romance do autor, já se tornou um clássico moderno. É alvo de leitura compulsiva de milhões de leitores e alcançou o topo das listas de best-sellers do jornal The New York Times, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos, e o primeiro lugar das listas do Canadá e de Portugal.
É o relato ficcional da vida de um menino. Um menino que nasce com a impossibilidade de vir a falar. Mas Edgar desenvolve vários dons ao longo de sua infância e de sua juventude.
Filho de um casal de criadores de cães, o garoto tem a sorte de se comunicar de maneira especial com estes animais. Além disso ele é profundamente perceptivo e um sobrevivente.
A cadela Almondine, ainda filhote quando Edgar nasce, entende que aquele menininho precisa de sua ajuda para se comunicar e que precisa também de sua proteção e companhia. Assim Edgar e Almondine passa a infância juntos, correndo, brincando e dividindo segredos.
Em meio a uma vida de felicidade acontece uma tragédia que faz separar o garoto de seu amado pai e mentor. E a partir daí a vida de Edgar entra em colapso. Detentor de segredos terríveis, revoltado com a presença do tio em sua casa e tendo que passar a adestrador dos cães que eram seus companheiros de brincadeiras, Edgar começa a ver como o mundo pode ser devastador.
O livro é uma história brilhantemente criada e contada. Aliás David Wroblewski é um narrador que gosta de explorar detalhes, circusntâncias e emoções.
A História de Edgar Sawtelle é delicada, comovente e inebriante. Não um livro sobre cachorros apesar da força de seus personagens caninos; mas um livro sobre a natureza humana, seus mistérios e contradições.
Um livro que falando de amor irrestrito e da incrível odisséia vivida por um menino, nos coloca em contato com sentimentos que se perdem no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)