Robert Lohr

Título: A Máquina de Xadrez L429
Autor: Löhr, Robert
Editora: Record
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 406
Alguns anos antes, precisamente em 1770, o cavalheiro que agora arrebatava multidões por toda a Europa apresentou seu invento à imperatriz austríaca Maria Teresa. Na corte em Viena, o barão Wolfgang Von Kempelen revelou ao mundo seu autômato do xadrez. Por trás de uma mesa, um andróide em trajes turcos desafiava qualquer pessoa a uma partida no jogo dos reis, mostrando-se imbatível. Rapidamente, o invento se tornou a sensação do império, desbancando as ilusões provocadas pelo magnetismo do francês Jean Pelletier. No entanto, a nova atração não passava de uma brilhante farsa...
Contudo, a morte misteriosa de uma bela aristocrata torna a máquina de xadrez no alvo de uma perseguição eclesiástica e de intrigas aristocráticas.
Das prisões de Veneza à corte imperial de Viena, dos palácios da nobreza de Pressburg às vielas do bairro judeu, A máquina de xadrez é um delicioso romance de tirar o fôlego, com base na história verídica de um invento lendário.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)