Carol Shields

Título: Bondade L695
Autor: Carol Shields

Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 372
Casada há 26 anos com um médico bem-sucedido e mãe de três filhas crescidas, Reta Winters, personagem apresentada por Carol Shields em Bondade, possui motivos que ultrapassam o seio familiar para ser considerada uma pessoa feliz. Trabalha como tradutora de uma famosa intelectual feminista francesa, além de ser autora de um romance que lhe rendeu um singelo sucesso, a ponto de seu editor ter-lhe requisitado a continuação do mesmo. Tudo parece perfeito até que, na primavera de seus 44 anos, em Ontário, onde reside, sua filha mais velha, Norah, toma a decisão repentina de sair de casa para pedir esmolas numa esquina de Toronto. Tudo que carrega consigo é um pratinho de esmolas nas mãos e, no pescoço, uma placa pendurada com a palavra BONDADE escrita à mão. Neste romance, a autora vencedora do Pulitzer e do Canada Council Major Award retrata, de forma intensa e inteligente, com pitadas de humor e perspicácia, a trajetória de Reta em sua busca por tantas respostas.
Reta não compreende os motivos de sua filha, muito menos sua postura. Não consegue entender, por mais que tente, a forma pela qual Norah decidiu se rebelar. Por que não através de cabelos coloridos? Ou até tatuagens e piercings? Sentar-se sob um poste, pedir nada ao mundo e dividir igualmente a quantia recebida com os outros moradores de rua não é exatamente o que Reta tem em mente como sinal de rebeldia. No entanto, o que mais a incomoda não é isso, e sim a tal palavra estampada na placa. Se Reta trabalha com palavras, por que é tão difícil saber o significado daquela em particular? O que se esconde por trás da postura de Norah e o que a fez chegar a tal ponto? Ademais, qual é a mensagem a ser transmitida por estas sete letras?
"Todos os romancistas que possuem o dom da ficção podem criar personagens: Carol Shields cria vidas", publicou The New York Times Book Review. "Ela refaz o mundo e o entrega a nós, com esperança, graça e uma vida de redenção." Vencedor do Ethel Wilson Fiction Prize, Bondade foi aclamado como a verdadeira obra-prima da carreira da autora.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)