Gregory Maguire - Perdidos


Título: Perdidos L609
Autor: Gregory Maguire

Editora: José Olympio
Ano: 2007Edição: 1
Número de páginas: 350


Em Perdidos acompanhamos a trajetória da impaciente e não muito simpática Winifred Rudge, uma escritora de livros infantis em busca de inspiração para seu novo romance. Para isso, resolve sair de Boston e ir até a Inglaterra, com destino à casa de John Comestor, primo e amigo confidente. Ao chegar lá, no entanto, depara-se com situações inusitadas: o desaparecimento repentino do anfitrião, uma vizinha enlouquecida, ruídos aparentemente inexplicáveis...
São temas suficientemente intrigantes para servir de matéria-prima à criatividade da escritora, que consegue reconstruir o local de maneira ficcional, recriando-o e inventando tramas para suas histórias fabulosas. E se naquela casa estivesse escondido o corpo de Jack, o Estripador, que desapareceu sem deixar traços? Seria naquele o local que sua personagem Wendy Pritzke poderia encontrar o fantasma do famoso assassino?
Perdidos, de Gregory Maguire, é uma narrativa pontuada por referências tanto musicais - já que Winnie nutre o hábito de dar trilha sonora a diversas situações da vida cotidiana - quanto literárias - como quando, em situações de timidez, inveja o frasco com a inscrição "me beba", que poderia encolher Alice na fábula de Lewis Carroll... ou então quando relaciona as situações por que passa às aventuras de Peter Pan. O livro nos transporta para o ofício de escritora de Winnie Rudge e nos revela um mundo pontuado de situações enigmáticas, ingrediente chave para uma boa história.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)