Paul Theroux

Título: A Suite Elefanta L843
Autor: Paul Theroux
Editora: Alfaguara
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 304
As três novelas reunidas em A Suíte Elefanta mostram toda a habilidade de Paul Theroux no campo da ficção. Em "Colina dos Macacos", um empresário bem-sucedido e sua mulher se hospedam em um spa de luxo na Índia, alheios à vida fora das cercas. Fazem aulas de ioga, alimentam-se com comidas balanceadas e recebem massagem, até o momento em que tudo começa a ruir depois de se envolverem com os submissos serviçais do local.
Na novela seguinte, "O Portal da Índia", um jovem executivo faz viagens de negócios à Índia, onde tenta tirar proveito de fornecedores enquanto evita se envolver minimamente com a cidade - na mala, carrega garrafas de Gatorade e atum em lata, que consome na pia do hotel todas as noites. Mas, numa caminhada pelas ruas de Mumbai, sua ambição e seu desejo sexual o levarão a conhecer um outro país, luxuriante e perigoso.
E, em "O deus-elefante" uma garota recém-formada em viagem de mochila acaba mergulhando na Índia: instala-se em um ashram, uma comunidade de meditação, e começa a dar aulas de inglês para funcionários terceirizados de telemarketing, até que algo horrível acontece.
São novelas de impacto, de certa forma conectadas, que se desenvolvem com sutileza e maestria. E Theroux mostra que, além de um grande autor de relatos de viagem, é, também, um exímio ficcionista. A Suíte Elefanta é um livro ousado, que desmonta os lugares-comuns sobre a Índia ao apresentar ao leitor um universo complexo e multifacetado, de estranhamentos, preconceitos e situações extremas. Paul Theroux consegue capturar esse mundo contemporâneo marcado pelo tumulto e ambição de um lado, e pela espiritualidade de outro.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)