Ken Follett - Jackdaws - Agentes Especiais


Título: Jackdaws - Agentes Especiais L289
Autor: Follett, Ken
Editora: Rocco
Ano: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 481


A história se passa na Segunda Guerra Mundial. Na trama, um grupo feminino de agentes britânicas que atendem pelo codinome de "Jackdaws" tem a difícil missão de explodir uma importante central telefônica na França às vésperas do dia D. Lideradas pela agente secreta Felicity "Flick" Clairet, exercerão um papel decisivo na vitória dos aliados.
JackdawsPara Felicity "Flick" Clariet, agente sênior desta unidade do Exército Britânico, o tempo está se esgotando e é preciso garantir o sucesso da empresa aliada. A protagonista viu totalmente frustradas as suas expectativas de coibir a inteligência secreta alemã com uma desastrosa campanha a um centro de comunicações dos nazistas no norte da França. Ao lado do marido, líder da Resistência francesa, agora desaparecido, ela experimentou o fracasso da ofensiva direta: seu grupo foi dizimado, a confiança dos seus superiores diminuiu e os desafios para impedir que os alemães tenham acesso às informações aliadas cresceram.
A fim de garantir o sucesso dos planos que viabilizariam o ataque aliado com o desembarque na costa francesa, Flick, de volta à Inglaterra, reflete: seria essencial cortar as comunicações daquele centro nazista. E elegeu como estratégia para uma nova tentativa a infiltração de seis agentes especiais, quase que somente mulheres, exclusivamente não-profissionais, a serem comandadas por ela. O grupo, apelidado de Jackdaws, era composto por uma aristocrata, duas lésbicas, uma assassina, uma cigana e um travesti alemão.
A missão: treinamento intensivo em poucos dias para desmantelar a central de informações nazistas e obter um retrato das instalações e procedimentos para traçar um plano. Contudo, os alemães já aguardam as agentes, e muitos outros trunfos da espionagem tornam a tarefa ainda mais dramática. Existem segredos a respeito do inimigo e das próprias Jackdaws que Flick não conhece, e à medida que o Dia D se aproxima este fato pode significar a diferença entre a vida e a morte. -- da editora

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)