Richard Rayner



Título: O Arranha-Nuvens L725
Autor: Richard Rayner
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 560

O Arranha-Nuvens, o mais novo livro de Richard Rayner, utiliza o arranha-céu como metáfora central. O romance conta a história de Esko, um menino finlandês de rosto desfigurado, que tem como meta principal a realização do sonho de se tornar arquiteto, além da conquista de um elusivo e verdadeiro amor.
Em 1901, três acontecimentos moldam o futuro de Esko, então com onze anos. Ele é vítima de um incêndio, que lhe rende queimaduras e a perda da visão de um dos olhos. A criação de um elevador em um prédio incrivelmente alto na capital finlandesa imediatamente toma conta da imaginação do menino, habitante de uma aldeia remota. Alguns meses depois, na feira da vila, ele conhece uma linda menina russa, Katerina Malysheva, por quem se apaixona. Ela é filha do governador da província, nomeado pelo czar. Os anos passam e Esko continua perseguindo seus sonhos como desenhista em Helsinque. Lá, reencontra Katerina, agora noiva de Klaus, seu melhor amigo.
Após a Revolução Bolchevique e a guerra civil de seu próprio país, na qual luta, Esko emigra para Nova York, em 1922, onde trabalha na construção de arranha-céus e acaba salvando a vida de Paul Mantilini, que, com o tempo, se torna um poderoso contrabandista de bebidas alcoólicas.
A entrada para o mundo da arquitetura de Nova York é conseguida através de um concurso de projetos organizado por um jornal e, mais uma vez, Esko encontra Katerina, que faz fama, na mesma cidade, como fotógrafa. Mas ela agora está noiva de Andrew MacCormick, um membro da elite de Manhattan, que oferece o financiamento para o arranha-céu que Esko sonha projetar. Numa reviravolta, Andrew, marido de Katerina, é assassinado. Esko, desesperado, pede ajuda ao seu amigo contrabandista, que agora é um autêntico mafioso. No final das contas, Esko precisa estabelecer um preço para os seus sonhos, valores, honra e vida.Em O Arranha-Nuvens, Richard Rayner captura de forma vívida os detalhes da cultura, história, paisagens e o estilo das arquiteturas finlandesas. Esse é um romance à moda antiga no melhor sentido da palavra: repleto de incidentes e paixão, apresentando um pouco de História e relacionando-a a um emocionante enredo.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)