Vikas Swarup


Título: Sua Resposta Vale um Bilhão L932
Autor: Vikas Swarup
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 344

Quem quer ser um milionário?, filme de Danny Boyle baseado no livro Sua resposta vale um bilhão, de Vikas Swarup, recebeu oito prêmios Oscar®, entre eles o de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Na festa realizada no Kodak Theatre, em Los Angeles, no dia 23 de fevereiro, o filme desbancou seu principal concorrente, O curioso caso de Benjamin Button, e faturou oito das dez categorias às quais concorreu.
Sua resposta vale um bilhão, romance que inspirou a adaptação, é uma narrativa à maneira das Mil e uma noites, com uma história central em que um personagem conta histórias para outro. O contador de histórias aqui é Ram Mohammad Thomas, um garçom de dezoito anos que ganhou um bilhão de rupias - o maior prêmio de todos os tempos - num programa televisivo de perguntas e respostas. Os organizadores do concurso, inadimplentes, se recusam a pagar o prêmio. Alegam que um garoto inculto como Ram não poderia conhecer as respostas, e o entregam à polícia para que ele seja torturado e confesse a fraude. Salvo por uma advogada, Ram terá de contar a ela a história de sua vida. Cada episódio explica como ele ficou sabendo coisas como o significado da inscrição "INRI", que aparece nos crucifixos, e qual a maior condecoração por bravura concedida pelas forças armadas indianas. Unificadas pela presença do protagonista, herói picaresco que sempre acaba se saindo bem, graças a uma combinação de esperteza e sorte, as narrativas são ora cômicas, ora trágicas e apresentam um rico panorama da Índia contemporânea, onde passado e presente, miséria e opulência, religiosidade e comercialismo, ternura e violência se misturam.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)