Suzanne Collins – Jogos Vorazes

JOGOS_VORAZES_1274398229P
Título: Jogos Vorazes L1424
Autor: Suzanne Collins
Jogos vorazes vol 1
Editora: Rocco
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 400
Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Tradução: Alexandre D´Elia

indicamos



INESQUECÍVEL E PERFEITO!
 
Um tapa na cara!
E o que dizer sobre esse livro? Que ele é incrível? Tem uma história maravilhosa? Que a personagem principal é a melhor de todos os livros  que eu já li? Que história é um tapa na cara? Que eu acho que nunca li um livro tão bom assim em toda a minha vida? Bom, parece exagero, né? Mas não é, juro!
Katniss é uma garota durona que teve que aprender a se virar sozinha pra garantir a sua sobrevivência de sua mãe e irmã quando seu pai morreu. Ela mora no distrito 12, o mais miserável de toda Panem, e sabe muito bem o que é passar fome, frio e inúmeras necessidades. Ser miserável faz parte da sua realidade. A capital é quem controla todos os distritos da Panem e realiza todos os anos os Jogos Vorazes, um jogo em que duas crianças de cada um dos doze distritos são escolhidas (obrigatóriamente) para irem a uma arena e lutarem até a morte para que haja apenas um vencedor. Tudo isso sendo transmitido em todas as tv's da nação, movimentando dinheiro e fazendo parte da diversão das pessoas.
E se a sua irmã mais nova totalmente indefesa e sem experiência de vida fosse escolhida para participar dos jogos? Você iria no lugar dela? Bom, Katniss foi!
Falando sobre como é narrada a história é demais perceber como você (ou no caso, eu!) consegue se ver dentro do que está acontecendo na arena. É uma AGONIA esperar para que o próximo participante seja morto, ou tentar imaginar onde está se escondendo aquela pessoa que você realmente que ver morta. Tinha horas que ficava com vontade de gritar, ou de chorar. Por mais que alguns tributos sejam bem ruins, dá dó das pessoas, sabe? É como se eu estive assistindo um BBB que tem o roteiro de Jogos Mortais!
A narração da Suzanne Collins é sensacional, o jeito que ela desenvolve a história, nossa, é de delirar! Parece que ela entra na sua cabeça e escreve exatamente aquilo que você quer ler. É claro que tem alguns clichês e umas reviravoltas repentinas, mas isso não estraga o ritmo da história, felizmente! Os detalhes, como as mortes são escritas, os diálogos, as estratégias... Tudo é muito real nesse livro! Parece mesmo que eu estou dentro dos Jogos Vorazes e tenho que me esconder pra não ser morta cruelmente, para o divertimento da Capital.
Sobre os personagens, a Katniss ganhou a minha admiração em poucos minutos de leitura. É uma menina incrível, batalhadora, forte, determinada, amável e que pensa em todos antes de pensar em si mesma. É legal "conhecer" um personagem assim.  A Kat é apaixonante, de verdade, é gostoso ver como ela lida com todas as situações de sua vida, por piores que sejam. O Peeta é outro que ganhou o meu amor, apesar de ele causar muita desconfiança no inicio dos jogos... É demais ver a aproximação dos dois, como se conheceram e como vai terminar a história deles (apesar de eu ter ficado com vontade de chorar rios com isso!). Ele é um personagem normal, não é incrivelmente bonito e não tem nada de especial fisicamente. O que encanta nele mesmo é o caráter e como ele é verdadeiro, assim como a Katniss!
Sabe o que é mais incrível nesse livro? É que você termina de ler e fica com o rosto doendo. É um tapa na cara, de verdade! O Jogos Vorazes é um torneio fictício, mas tudo que eu li ali acontece de verdade. Inocentes são mortos para que alguém "maior" seja beneficiado por isso, são mortos para que alguém mostre que está no poder. Nada ali é muito diferente do que acontece no mundo real! Eu poderia ficar horas falando sobre esse livro aqui, de verdade. Mas vou poupar vocês do meu entusiasmo!
Se você confia no meu gosto para YA books, não deixe de ler. E bom, que os jogos comecem!

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)