Susan Wiggs - De Passagem Por Paraíso

Título: De Passagem Por Paraíso L1216
Autor: Susan Wiggs
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 406

Para os antigos persas, paraíso, era um amplo parque. Segundo a Bíblia, um jardim aprazível onde Deus colocou Adão e Eva, depois da sua criação; o Éden. O lugar em que reina a felicidade, o céu.

Na história de Susan Wiggs, Paraíso é uma cidade. Uma cidade costeira considerada pacata, mas ao mesmo tempo cheia de mistérios. Wiggs, que se consagrou na crítica após abarcar dois prêmios literários nos Estados Unidos e em público, figurando nas listas de mais vendidos, constrói um enredo comovente, que fala de decepção e alegria, de medo e coragem, e da eterna capacidade do ser humano de recomeçar.

Há menos de dois anos, Sandra era a feliz esposa de Victor Winslow, o filho querido da cidade de Paraíso, o político que não podia errar. Mas um misterioso acidente acaba com a vida de seu marido, e as suspeitas recaem sobre ela. Sandra então resolve dar um basta em tudo. A única saída que ela vê é reformar e vender sua antiga casa de praia em estilo vitoriano, nos arredores da cidade.

Para isso, contrata Mike Malloy, tão hábil com as mãos quanto na arte de tocar seu coração solitário. A luta para garantir um futuro junto dos filhos desperta em Sandra seus antigos sonhos. Mas ela poderá confiar em um homem com laços tão fortes com a cidade que pretende abandonar? Um homem determinado a descobrir seus segredos mais íntimos...

Dividida entre a necessidade de confrontar o passado e o desejo de recomeçar, Sandra precisa decidir logo onde está seu coração, em uma nova vida distante daquele lugar ou lá mesmo, em Paraíso.Com uma pitada de humor, um toque de suspense e muita sensibilidade, a autora mostra que há sempre mais de um caminho a seguir. Deposita em cada ser humano a opção do próprio destino, que cada um opte pelo melhor caminho a trilhar em sua vida.

Paraíso aqui é uma metáfora para a descoberta de índoles, de até que ponto se pode julgar determinada situação ou em confiar em alguém somente pela aparência. Um jogo de identidades, de várias personas. Um cenário aparentemente nada agressivo, mas que se torna palco de muitas histórias que se entrelaçam e que reservam finais surpreendentes.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)