Guillaume Musso - Socorro!

Título: Socorro! L1091
Autor: Guillaume Musso

Editora: Nova Fronteira
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 336


Numa Nova York pós-11 de Setembro, onde o medo do terrorismo ainda é muito presente, é possível acreditar no sobrenatural? E em amor à primeira vista? Em Socorro!, de Guillaume Musso, a resposta para as duas perguntas é sim. O autor tem como ponto de partida a vida cheia de decepções do médico americano Sam e da francesa aspirante a atriz Juliette. Ainda jovens, mas totalmente desiludidos com a vida, os dois vivem solitários e, talvez mesmo sem saber, estão em busca de salvação. Por obra do acaso, Juliette e Sam vivem uma intensa e rápida história de amor em Nova York. Ao voltar para Paris, o avião de Juliette explode, deixando Sam arrasado, mas a história do casal ainda está longe de terminar.
Guillaume Musso é um nome que vem se destacando no cenário da literatura francesa. Desde cedo apaixonado pelos livros, descobriu Nova York aos 19 anos, ao passar um tempo nos Estados Unidos. Neste seu terceiro romance, "Socorro!", a influência desta metrópole, com a qual se encantou desde o início, é marcante.
Este thriller contagiante envolve o leitor de tal forma, que se torna difícil interromper a leitura. Mas não pensem que se trata apenas de um suspense comum, seja no estilo policial ou no sobrenatural. O autor mistura em sua trama elementos que só combinam na dose certa com o toque de um grande escritor, gerando um resultado surpreendente.
Guillaume mescla em seu caldeirão literário boas pitadas de humor, uma crítica sarcástica à paranóia americana pós-11 de setembro e ao estilo de vida nova yorkino, uma história de amor cativante, uma boa quantidade de realismo fantástico tendendo para um certo espiritualismo. Tudo dosado com um profundo mergulho no submundo das drogas e nos mistérios da existência.

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)