John Grisham - A Confraria


Título: A Confraria L049
Autor: John Grisham
Editora: Rocco
Ano: 2000
Edição: 1
Número de páginas: 372

Um candidato à presidência dos Estados Unidos, três juízes condenados, o chefe do serviço secreto americano, um general russo, um advogado alcoólatra, policiais desonestos: este é o elenco de A confraria. A história começa em uma prisão federal da Flórida, onde se reúnem Roy Spicer, um ex- juiz de paz que cumpre pena por roubar uma igreja, Finn Yarber, juiz da Suprema Corte da Califórnia condenado por sonegação de impostos, e o meritíssimo Hatlee Beech, preso por atropelar e matar duas pessoas. Eles formam a Confraria que, numa grotesca imitação da Justiça, resolve pequenos problemas e disputas dentro da penitenciária. Enquanto esperam o fim das penas, descobrem uma nova maneira de ganhar dinheiro: extorquir homossexuais com cartas que ameaçam revelar a todos suas preferências sexuais. Enquanto isso, a CIA tem seus próprios planos para a próxima campanha presidencial, elegendo um candidato afável aos seus interesses e da indústria bélica americana. Seu nome é Aaron Lake, congressista sem grande destaque que, com o auxílio de uma violenta campanha publicitária, uma mensagem alarmista e muitos milhões de dólares, se lança irresistivelmente à Casa Branca. Ao seu lado está Teddy Maynard, o todo-poderoso diretor da Agência Central de Inteligência, que não pensaria duas vezes em simular atentados contra os Estados Unidos para reforçar a imagem de seu candidato. Quando as duas tramas se cruzam, o resultado é mais do que explosivo.

O campeão
O autor de "best sellers" que se tornam "blockbusters" como "A firma", "O cliente", "Dossiê Pelicano", entre outros, Grisham criou para este livro uma trama muito atual que lida com poder, de fato, e as fraquezas mais recônditas, simultaneamente. A confraria em questão é uma espécie de "tribunal de Brancaleone", formado por ex-juízes que cometeram delitos que vão do roubo do bingo da igreja a um atropelamento fatal seguido de fuga e cumprem pena em uma prisão de segurança mínima, a Trumble. De lá eles monitoram classificados de gays discretos publicados em jornais à cata de alguém que possa ser chantageado. Paralelamente, em Washington a CIA está criando um futuro Presidente dos Estados Unidos, que aumente a verba do Pentágono com um discurso alarmista sobre guerra total. O candidato escolhido é perfeito, incorruptível, mas... quem não tem seu esqueletinho guardado no armário?-- por Luiz Chagas

Nenhum comentário:

 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)