David Grossman


Título: Ver: Amor L654
Autor: David Grossman
Editora: CIA DAS LETRAS
Número de páginas: 536
Edição: 2007

"Na década de 1950, em Israel, o menino Momik, filho de judeus sobreviventes do Leste Europeu, interpreta à sua maneira os silêncios e fragmentos de conversas dos adultos sobre o que viveram na 'terra de lá' (a Europa dominada por Hitler). Convencido de que a 'besta nazista' é, literalmente, um monstro horrendo, resolve atraí-la a um galpão no fundo de sua casa para poder destruí-la, com a ajuda do avô Anshel Wasserman, que aparentemente ficou louco num campo de concentração. Já adulto, e agora romancista, Momik recria literariamente a história de Bruno Schulz (1892-1942), escritor polonês morto por um soldado nazista no gueto de Drohobycz. Na variante inventada por Momik, porém, Schulz foge para Dantzig e se atira no mar do Norte, em cujas profundezas vive uma aventura fantástica e alegórica. Outra história dentro da história é a do avô Wasserman, ele próprio autor, na década de 1910. Em 1943, prisioneiro de um campo de concentração, Wasserman se transforma numa espécie de Sherazade às avessas - ao descobrir que é invulnerável às inúmeras formas de assassinato praticadas pelos nazistas, ele conta a cada noite novas histórias ao comandante do campo, e em troca este tenta matá-lo. Narrado em várias vozes, fundindo gêneros e estilos, 'Ver - amor' cobre de modo não linear praticamente todo o século XX, tendo como núcleo a experiência indizível do Holocausto."

Danielle Steel - Passageiros da Ilusão


Título: Passageiros da Ilusão L149
Autor: Steel, Danielle
Editora: Record
Ano: 1995
Edição: 5
Número de páginas: 326


Narrativa de impacto
Movimentando-se entre Paris, Nova York e San Francisco, "Passageiros da ilusão" retrata os acontecimentos de um dos mais turbulentos períodos do século, os anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial, e conta a história de uma mulher que se vê entre paixões conflitantes e lealdades divididas. Mais um vez Danielle Steel confirma suas qualidades de ficcionista, conseguindo tocar fundo na emotividade de seus leitores. "Passageiros de ilusão" foi também uma superprodução de sucesso exibida na TV, com Cheryl Ladd e Lee Horsley nos papéis principais, além de veteranos como Christopher Plummer, Joan Fontaine, Stewart Granger e Jane Seymour. Steel combina o dom especial de que é dotada para o romance e o glamour com uma narrativa de força e impacto, reafirmando todas as qualidades que a elevaram à posição de uma das escritoras mais lidas na atualidade. --por Celso Borges

Han Syun - O Suplício de uma Saudade


Título: Suplício de uma saudade L085
Autor: Han Suyn


Romance autobiográfico de Han Suyin, é uma comovente história de amor em meio ao pungente cenário da guerra da Coréia. A vida dessa mulher forte, marcada por um destino implacável, inspirou um dos mais belos filmes da história do cinema e a inesquecível canção “Love Is A Many Splendoured Thing”, clássico da música popular americana.
 
(...) Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem o escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espirito cresce e a pessoa se fortalece.

(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón)